A Sanepar apresentou nesta sexta-feira (4), em Fortaleza, os cases de sucesso das Parcerias Público-Privadas (PPPs) da empresa para representantes do governo cearense e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A participação foi à convite da Cagece, na programação do WorkPshop de Modelagem Jurídica para novas PPPs – Lições Aprendidas e Aprimoramentos’.
“Apresentamos detalhadamente aspectos sobre as modelagens dos quatro lotes de PPPs de serviços de esgotamento sanitário, os principais pontos de atenção, oportunidades de melhoria observadas e todos os aspectos relevantes a serem considerados nas modelagens”, explica Marisa Capriglioni, da Diretoria de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, que representou a Companhia no evento.
Modelo de excelência para outras empresas, a Sanepar é uma das companhias de saneamento do Brasil mais próximas de alcançar a meta de universalização, que é de 90% de atendimento com esgoto sanitário até 2033, conforme determina o Marco Legal do Saneamento. Atualmente, a Sanepar já tem 100% de atendimento com água tratada e 80,5% de cobertura com coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado recebe tratamento.
O mais recente processo de PPP da Sanepar, realizado em setembro, reuniu três lotes, abrangendo 112 municípios. Serão investidos R$ 2,9 bilhões na implantação de sistemas de esgotamento sanitário em 76 municípios, e na ampliação dos serviços em mais 36 cidades paranaenses, totalizando 222 mil novas ligações de esgoto. O primeiro processo de PPP da Sanepar, realizado em meados de 2023, soma investimento de R$ 1,2 bilhão para atendimento de 640 mil pessoas, em 16 municípios.
Os contratos de PPP darão celeridade ao processo de universalização do saneamento no Paraná. As parcerias incluem a execução das obras, manutenção e operação dos sistemas de esgoto, com permanente fiscalização da Sanepar acerca dos serviços prestados.
“Estamos trazendo bons parceiros para promover a modernização no serviço de saneamento no Paraná. Vamos chegar de forma acelerada à universalização, mantendo a qualidade dos serviços, com responsabilidade ambiental e social para a população”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Mín. 18° Máx. 23°