O municípo de Ibaiti sediou o segundo encontro da 1ª Oficina Técnica "Diagnóstico Municipal e Integração Municipal" que reuniu sete municípios da região Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais (Ibaiti, Santa Mariana, Cambará, Ribeirão Claro, Ortigueira, Jaguariaíva e Santana do Itararé).
O encontro, contou com a presença do Diretor da Itaipu Binacional, Enio Verri e equipe, o deputado estadual Professor Lemos, o prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely Carvalho, catadores e catadoras de materiais recicláveis e técnicos municipais das prefeituras contempladas. A oficina foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Ibaiti nesta sexta-feira (9).
Essa oficina faz parte das ações do convênio Expansão UVR, uma parceria entre a ITAIPU Binacional, Itaipu Parquetec e Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Estado do Paraná – CISPAR. O convênio selecionou 50 municípios do Paraná para a estruturação dos programas de coleta seletiva, por meio de equipamentos de triagem, caminhões de coleta, assessoria técnica especializada, uniformes aos catadores, sacos de ráfia e projetos de engenharia.
O objetivo do trabalho de hoje é escutar aos catadores e técnicos para entender as realidades municipais, os problemas e desafios vivenciados no dia a dia do trabalho da catação, para que juntos possamos construir um programa de coleta seletiva que alcance toda a população e promova a inclusão socioprodutiva dos catadores.
Esta oficina será realizada em diferentes núcleos regionais durante o mês de agosto de 2024, atendendo por volta de 1000 catadores. A oficina de hoje em Ibaiti é a segunda das seis reuniões previstas.
Mín. 12° Máx. 29°