O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) convida o público a expressar suas emoções por meio do desenho em uma atividade educativa com acesso livre nesta quarta-feira (7). A programação acontece das 14h30 às 16h em duas salas do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, com entrada gratuita aos interessados.
Nesta semana, acontece a “Oficina de Desenho: Memória e Origem”, em que os participantes são convidados a explorar as suas memórias familiares e refletir sobre suas origens para criar desenhos. Utilizando uma paleta de cores e formas abstratas, cada um pode expressar emoções, adicionando detalhes que complementam as memórias originais.
A oficina será conduzida pelo Setor Educativo do MAC Paraná e é aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia. O encontro será na sala 09 do MAC no MON e faz parte do programa Quarta Pública, que oferece atividades especiais todas as quartas-feiras no contexto da Sala Aberta do museu, em um espaço voltado à criação de situações artísticas em que os participantes podem propor novas interlocuções para integrar o espaço.
Diferente de uma exposição tradicional, em que as obras ficam mais isoladas ou distantes do público, em uma sala aberta as barreiras físicas e conceituais são minimizadas para permitir a circulação mais orgânica, a possibilidade de toque ou manipulação de certas peças e a promoção de atividades interativas ou participativas. A ideia é criar um ambiente inclusivo e envolvente que estimule a exploração, a experimentação e o diálogo entre os participantes e a arte.
Teatro Guaíra recebe show da Banda Sinfônica da PMPR nesta semana
Teatro Guaíra recebe show de 30 anos da banda mineira Pato Fu neste sábado
QUARTAS PÚBLICAS– Segundo a diretora-geral do MAC Paraná, Carolina Loch, as atividades das Quartas Públicas são sempre gratuitas e visam fortalecer os laços entre o público e a instituição por meio do compartilhamento de experiências em práticas da arte contemporânea. “É um espaço de acolhimento de práticas que estimulam a permanência dos visitantes e os aproximam do museu em que os participantes podem propor práticas educativas, artísticas e de pesquisa”, afirmou.
Os interessados podem enviar propostas para a realização de workshops, palestras e oficinas interativas, assim como projetos de arte para integrar o espaço expositivo pelo e-mail[email protected]. A ideia é garantir que o espaço continue funcionando como um ponto de encontro para interessados em explorar a arte contemporânea.
Mín. 12° Máx. 29°