Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Ibaiti, PR

Saúde Saúde

Municípios aderem à plataforma de dados personalizada para a atenção primária à saúde

A ferramenta vai auxiliar os gestores e profissionais no controle, avaliação e auditoria dos processos, facilitando a análise de dados para o rast...

13/06/2024 às 18h16
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SESA-PR
Foto: SESA-PR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), pactuou nesta quinta-feira (13) a adesão dos 399 municípios paranaenses a uma plataforma personalizada de solução tecnológica de inteligência artificial em saúde. O objetivo é implementar uma plataforma de dados para o monitoramento de indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo Paraná.

O pacto foi firmado durante a 1ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Curitiba.

Segundo o secretário da Saúde, Cesar Neves, a plataforma vai auxiliar os gestores e profissionais no controle, avaliação e auditoria dos processos, facilitando a análise de dados para o rastreamento e cuidado individualizado de cada cidadão, além da formulação de políticas públicas personalizadas e assertivas de acordo com cada público-alvo.

“Por meio desta implementação os gestores de saúde passam a contar com uma plataforma completa de coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados”, disse o secretário. “Esse é um passo significativo no campo da saúde, pois enfatiza a importância da utilização de dados para melhorar a eficiência da gestão e da assistência em todo o SUS do Paraná”.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, além de fortalecer a Atenção Primária à saúde (APS), com a adesão ao sistema será possível reunir e qualificar as informações disponibilizadas em outros sistemas utilizados pela rede pública de Saúde do Estado. “Essa adesão é um avanço tecnológico importantíssimo, pois além de valorizar a APS, com a implementação dessa plataforma, será possível reunir as mais diversas informações de todos os serviços que o SUS oferece para a saúde da população paranaense”.

O Paraná é o primeiro Estado da Federação a implementar uma plataforma de inteligência artificial para aprimorar e unificar a gestão em saúde.

“Mais uma vez o Paraná é pioneiro em uma ação que vai revolucionar os dados da saúde para todos os municípios do Estado. Essa pactuação não só garante que a informação na área da saúde seja acessível aos gestores, mas também permite a adequada assistência para toda população”, avaliou o presidente do Cosems e secretário municipal da Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello.

Ibaiti, PR Atualizado às 14h47 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 20°

Qua 22°C 10°C
Qui 25°C 11°C
Sex 25°C 11°C
Sáb 25°C 11°C
Dom 25°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias