Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Ibaiti, PR

Trânsito Trânsito

Escola de trânsito do Detran-PR promove palestra para alunos da educação especial

Participaram cerca de 100 alunos da Escola Estadual Especial José Richa, em Curitiba. Iniciativa fez parte das ações do Maio Amarelo, mês dedicado...

24/05/2024 às 14h03
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Detran-Pr
Foto: Detran-Pr

Como parte das ações do Maio Amarelo, a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu nesta quinta-feira (23) uma palestra para cerca de 100 alunos da Escola Estadual Especial José Richa, em Curitiba. De forma lúdica, com apresentações interativas e materiais didáticos, o evento abordou temas fundamentais para a segurança no trânsito, destacando a importância do respeito às normas e comportamentos responsáveis.

A educadora de trânsito Fabiana Andrade ressalta a relevância de ações como essa para a inclusão e conscientização de todos os cidadãos. "É essencial que todos, incluindo os alunos especiais, tenham acesso à educação de trânsito e compreendam a importância de práticas seguras no dia a dia", destaca.

O tema nacional da Campanha Maio Amarelo deste ano é "Paz no trânsito começa por você", que envolve condutores, ciclistas e pedestres. As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente sobre a questão de segurança no trânsito.

Até o dia 30 de maio, o Detran-PR cumpre uma extensa programação em diferentes regiões do Estado, com ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa, simulador de capotamento para mostrar a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Para as crianças, há o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias.

DÉCADA DE AÇÃOMaio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias. Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito.

No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.

O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.

Ibaiti, PR Atualizado às 14h47 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 20°

Qua 22°C 10°C
Qui 25°C 11°C
Sex 25°C 11°C
Sáb 25°C 11°C
Dom 25°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias