Terça, 16 de Julho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Ibaiti, PR

Senado Federal Senado Federal

Senador destaca crise na pecuária leiteira do RS

Em pronunciamento nesta segunda-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a crise na cadeia produtiva de leite sofrida pelos pecuaristas e...

16/10/2023 às 21h30
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
- Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Em pronunciamento nesta segunda-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a crise na cadeia produtiva de leite sofrida pelos pecuaristas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, o motivo principal é o modelo de importação de produtos adotados pelos governos estadual e federal.

— Eles [os produtores] estão solicitando urgentemente a revisão das políticas governamentais vigentes. Esses produtores destacam que a maior fonte de preocupação do setor é o aumento substancial das importações de leite e seus derivados provenientes do Mercosul [Mercado Comum do Sul]. De acordo com a categoria, esse aumento atingiu a impressionante marca de 300% no último ano, o que, segundo eles, resultou na queda significativa do preço do leite produzido no Brasil.

Paim afirmou que os produtores estão recebendo de R$ 1,40 a R$ 2,00 por litro de leite, um valor que está “muito aquém dos custos de produção, sem considerar os investimentos necessários em suas propriedades e, ainda, o ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, prejudicando em muito os produtores rurais”. Segundo o parlamentar, a situação cria uma posição financeira “insustentável”, levando muitos a considerarem a possibilidade de abandonar a atividade leiteira.

O senador afirmou que os produtores estão pedindo uma revisão da isenção de impostos concedida às empresas que importam leite do Uruguai e da Argentina para o Brasil. Segundo Paim, as medidas tomadas pelo governo federal foram consideradas insuficientes pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).

— As demandas dos produtores incluem a revisão do acordo com o Mercosul, a criação de uma linha de subsídios para os produtores de leite, uma taxação específica para produtos como leite, trigo, vinho, milho e soja importados desses países sul-americanos, bem como a implementação de uma política que permita apenas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizar importações de leite e seus derivados nos casos em que houver escassez no mercado interno. A crise na indústria leiteira é alarmante, com dados da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] indicando que o número de produtores de leite no Rio Grande do Sul diminuiu drasticamente em oito anos.

Ibaiti, PR Atualizado às 14h47 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 20°

Qua 22°C 10°C
Qui 25°C 11°C
Sex 25°C 11°C
Sáb 25°C 11°C
Dom 25°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias