Segunda, 17 de Junho de 2024
26°

Tempo nublado

Ibaiti, PR

Cidades Aprovado pela Anac

IBAITI – Primeiro heliponto aeromédico balizado do Paraná construído fora de aeroportos está quase pronto para entrar em operação

Pista já passou por testes de iluminação noturna e itens de segurança aérea e já recebeu duas aeronaves com aterragem e decolagem.

09/09/2023 às 12h32 Atualizada em 14/09/2023 às 08h31
Por: Portal InformePolicial Fonte: Mariza Oliveira/Portal InformePolicial
Compartilhe:
Fotos: Portal InformePolicial
Fotos: Portal InformePolicial

Quase pronto para entrar em operação, o primeiro heliponto aero médico balizado do Paraná construído fora de aeroportos já passou por testes finais em sua iluminação noturna e itens de segurança aérea. Construído pela Prefeitura Municipal de Ibaiti, o heliponto já recebeu pelo menos duas aeronaves que utilizaram a nova pista para fazer aterragem e decolagem. Um dos helicópteros estava a serviço da COPEL e outro de uma rede de loja de móveis.

O heliponto ibaitiense aprovado na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, está instalado em um ponto estratégico bem ao lado do Corpo de Bombeiros e futuro Hospital Municipal e apenas 300 metros do centro da cidade.

O heliponto vai atender a população com serviços de saúde de qualidade com maior urgência e prontidão. Com a localização próximo ao hospital, o heliponto municipal vai agilizar a transferência de pacientes em situação de emergência para outros centros hospitalares como Londrina e Curitiba com maior celeridade evitando o trânsito de ambulâncias pelo centro da cidade.

O heliponto possui uma pista de pouso, com toda infraestrutura de segurança e iluminação ao redor; alambrado em estrutura metálica para proteção e segurança de transeuntes e calçamento do passeio público no entorno. O projeto está de acordo com normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Heliponto Municipal de Ibaiti trata-se de um heliponto ao nível do solo de uso hospitalar projetado tendo o helicóptero de modelo AS350B3, também chamado de "Esquilo", como helicóptero base, para operação diurno e noturno com uma rampa de aproximação e decolagem.

"Com o heliponto aero médico próximo ao hospital o tempo de deslocamento dos nossos pacientes para atendimento de emergência nos grandes centros do estado serão reduzidos. A redução no tempo-resposta de atendimento será importante para salvar vidas. O atendimento ocorrerá de forma mais rápida e prática", destacou o prefeito Dr. Antonely Carvalho.

 

 

 

Ibaiti, PR Atualizado às 15h03 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 26°

Ter 27°C 11°C
Qua 28°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 11°C
Sáb 28°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias