Segunda, 17 de Junho de 2024
26°

Tempo nublado

Ibaiti, PR

Cultura Cultura

Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança no Teatro Guaíra

Espetáculos ocorrem no Teatro Guaíra e no Memorial de Curitiba neste final de semana. Para a abertura de cada espetáculo, a programação vai contar...

07/06/2023 às 23h35
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Cayo Vieira
Foto: Cayo Vieira

A Mostra Paranaense de Dança 2023 termina neste fim de semana em Curitiba depois de quase dois meses e mais de 500 coreografias inscritas. O festival reuniu jovens artistas de todo o Paraná e também de Santa Catarina em uma grande troca de experiências e desenvolvimento. Para o encerramento, cerca de 150 coreografias selecionadas serão apresentadas. O público poderá prestigiar a Mostra Final entre sexta-feira (9) e domingo (11) no Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com ingressos a R$ 30.

“A Mostra tem participação efetiva na formação desses jovens bailarinos porque é uma oportunidade para eles dançarem e se aprimorarem. Neste encerramento, temos também um momento de grande celebração em um lugar emblemático, que é o Guairão”, ressalta a coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), Simone Bönisch.

Para a abertura de cada espetáculo, a programação vai contar com bailarinos ou grupos profissionais convidados. Logo na primeira noite, a Curitiba Cia de Dança, sob direção de Nicole Vanoni, apresenta uma Suíte do 1º Ato de Dom Quixote, uma montagem que tem como coordenadora de cena e ensaiadora convidada a renomada Ana Botafogo, uma das principais bailarinas do país e que tem mais de 45 anos de carreira.

No sábado, a abertura fica por conta dos bailarinos Bárbara Mel e Rômulo Castilho, que apresentam o “Grand Pas de Deux Cisne Negro”, de Julius Reisinger, com remontagem, adaptação e direção de Ian Mickiewicz.

No último dia, o público poderá prestigiar a EF Jazz Company, com o trabalho “Ruídos e Paixões”, que tem coreografia e direção de Eliane Fetzer.

A Mostra Final também terá apresentações no Memorial de Curitiba, no sábado e no domingo. Batizado de Palco Alternativo, o espaço vai ter entrada gratuita. O objetivo é divulgar os trabalhos e aproximar o público dos artistas, alcançando espaços não convencionais.

ATRAÇÕES EXTRAS–No Teatro Guaíra, a programação da Mostra Final também conta com oito oficinas, todas com inscrições esgotadas. Elas oferecem a oportunidade de aprimoramento técnico e artístico, sempre durante as manhãs.

Nos dias 10 e 11, a bailarina e autora de livros Regina Kotaka promove uma troca de experiências sobre balé clássico. Já o jazz será tema de duas oficinas, uma no dia 10, com Julia Meirelles e Juliano Peçanha, e outra no dia 11, com Eliane Fetzer.

Para oportunizar o aprimoramento da técnica masculina, a Mostra conta com uma oficina ministrada por Ian Mickiewicz, no dia 10. No dia seguinte, Daniel Siqueira divide conhecimentos sobre pilates e fortalecimento para a dança.

Também nos dias 10 e 11, a Mostra oportuniza o aprimoramento sobre dança contemporânea com Patrícia Machado.

MOSTRA– A Mostra Paranaense de Dança contou com aproximadamente 2 mil inscritos em 2023, edição que marcou o retorno do evento, suspenso por três anos por conta da pandemia do novo coronavírus. Desde abril, as seletivas passaram pela capital e também pelos municípios de Ponta Grossa, Campo Mourão, Toledo e Apucarana. Oficinas gratuitas foram oferecidas durante o processo.

Com dança e ampla participação, o evento também proporcionou uma programação especial com a circulação do Balé Teatro Guaíra, que fez apresentações gratuitas e ensaios didáticos para estudantes da rede pública nas cidades das seletiva, mas também em cidades próximas como Foz do Iguaçu, Guarapuava, Dois Vizinhos e Arapongas, atingindo um público de mais de 5.200 pessoas.

“Foi uma experiência única de retomada depois de toda a situação da pandemia. Uma promoção de interação entre os artistas para congregar e com um valor único de reencontro”, ressalta Simone.

A Mostra é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o apoio das prefeituras de Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Dois Vizinhos, Apucarana e Arapongas, Parque Tecnológico Itaipu, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná; patrocínio das empresas Camagril, Nórdica Veículos, Grupo Pegoraro, Plast & Pack, Pavi Serviços Ambientais, Fuga Couros, Stampa Food, Aços Continente, ACSO, Ferragens Negrão, Transportes Treméa e Londrisaúde; e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Ministério da Cultura e governo federal.

Serviço:

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Na sexta-feira (9) e sábado (10), às 20h

No domingo (11), às 18h

Ingressos: R$ 30,00 com direito a meia entrada para determinados públicos

Venda antecipada pela internet pelo ou diretamente na bilheteria do Guaíra a partir de duas horas antes do começo do espetáculo

Memorial de Curitiba

No sábado (10) e domingo (11) às 14h

Evento gratuito

Ibaiti, PR Atualizado às 15h03 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 26°

Ter 27°C 11°C
Qua 28°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 11°C
Sáb 28°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias