Segunda, 17 de Junho de 2024
26°

Tempo nublado

Ibaiti, PR

Senado Federal Senado Federal

Indicação de embaixador do Brasil na Indonésia é aprovada em comissão

A comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou o nome do diplomata George Monteiro Prata para a Embaixada do Brasil na Indonésia. A mensagem ( MSF...

25/05/2023 às 19h20
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Prata destacou similaridades entre os dois países, como a grande população e a extensão territorial - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Prata destacou similaridades entre os dois países, como a grande população e a extensão territorial - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou o nome do diplomata George Monteiro Prata para a Embaixada do Brasil na Indonésia. A mensagem ( MSF) 13/2023 , relatada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), recebeu 13 votos a favor e nenhum contrário. O texto segue para o Plenário.

O indicado destacou “similaridades” entre os dois países, como a grande população, a extensão territorial e a economia florescente. Para George Monteiro Prata, as semelhanças podem contribuir para aproximar comercialmente Brasil e Indonésia. Caso tenha o nome aprovado pelo Senado, o diplomata pretende estimular acordos bilaterais nas áreas ciência, tecnologia e defesa.

— O ponto mais promissor que há agora é a cooperação na área de energia limpa. A Indonésia lançou um grande programa para produção de etanol acoplado ao aumento do plantio da cana-de-açúcar. O Brasil tem tecnologia importante nessas duas áreas. Além disso, pretendo estabelecer contato com autoridades militares indonésias e empresas brasileiras que exportam equipamento de defesa para encontrar maneiras de aumentar nossas exportações, que já foram maiores e, nos últimos anos, decresceram — explicou.

A senadora Professora Dorinha Seabra destacou que a pauta de exportação brasileira para a Indonésia e? composta em grande parte por produtos básicos, como farelo de soja, açucares e melaços, algodão e carne bovina. Ela sugere que os dois países cooperem entre si para um maior protagonismo em organismos regionais.

— Sa?o dois pai?ses emergentes, que devem cooperar para atenc?a?o de maior participação e inserção nas principais discussões nos fóruns regionais e multilaterais e de governança global. Dessa forma, considerando a posição de destaque que o Brasil tem no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Indonésia na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), ambos os pai?ses reúnem condições para aperfeiçoar o adensamento das relações entre os dois blocos — disse a parlamentar.

George Monteiro Prata nasceu em Fortaleza e é formado em jornalismo. Entrou no Itamaraty em 1980 e serviu em representações brasileiras em China, Espanha, Inglaterra, Suécia, Estados Unidos, República Tcheca e Noruega.

Ibaiti, PR Atualizado às 15h03 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 26°

Ter 27°C 11°C
Qua 28°C 11°C
Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 11°C
Sáb 28°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias