O portal de notícias do norte pioneiro Polícia Civil deflagra a segunda fase da Operação Panóptico em Ibaiti e prende traficantes
Clima em Ibaiti-PR
24ºC MAX   9ºC MIN
PRINCIPAL
NOTÍCIAS

Polícia Civil deflagra a segunda fase da Operação Panóptico em Ibaiti e prende traficantes
por Redação InformePolicial
26.ABRIL.2018

Policiais civis com apoio da Polícia Militar deflagraram a segunda etapa da Operação Panóptico na manhã desta quinta-feira (26) em Ibaiti.

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão contra pessoas suspeitas de praticar tráfico de drogas.

Trata-se da continuação da operação, realizada em janeiro, que já resultou na prisão de 35 pessoas suspeitas da pratica de tráfico em Ibaiti.

O delegado de polícia, Pedro Dini Neto, junto com a equipe de investigação, informou que as investigações a respeito de tráfico de drogas ainda continuam.

 

Primeira fase da Operação foi deflagrada em janeiro

No dia 16 uma equipe da 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti deflagrou a "Operação Panóptico", a maior operação de combate ao tráfico de drogas registrada na cidade. Ela envolveu cerca de 60 policiais, dentre civis e militares, e resultou no cumprimento de 59 mandados judiciais, sendo 35 prisões preventivas, 24 buscas domiciliares; houve também prisões em Flagrante e apreensão de drogas e de armas.

A investigação, operacionalizada pelo setor específico da Polícia Civil de Ibaiti, chefiada pelo delegado Pedro Dini Neto, durou cerca de 3 meses e evidenciou toda a articulação de uma quadrilha, chefiada de dentro do presídio de Piraquara, que agia na cidade de Ibaiti e em municípios vizinhos, sendo responsável por boa parte do tráfico de drogas regional.  Demonstrou-se precisamente como o tráfico era realizado, apresentando os seus chefes, gerentes, estocadores e vendedores finais, bem como, onde ele se dava – nos bairros, Bom Pastor, COHAPAR centro e Área Verde de Ibaiti. Além disso, apresentou sua participação no interior da Cadeia Pública de Ibaiti e em cidades vizinhas, como Japira, Pinhalão e Siqueira Campos. O chefe da quadrilha está preso na Penitenciária de Piraquara, cumprindo pena pela prática de tráfico de drogas. A Polícia Civil não divulgou o seu nome.

 A execução da operação, com os cumprimentos das ordens judiciais, contou com o apoio da Polícia Militar de Ibaiti, coordenadas pelo Capitão Jeferson Chamorro Berbert e pelo Tenente Luiz Felipe Rodrigues de Moraes, que disponibilizou cerca de 50 policiais e auxiliou na logística operacional.

“Essa operação foi resultado de um grande trabalho executado pelo abnegado setor de investigação. Em meados de julho de 2017, a 37ª DRP de Ibaiti teve uma janela de um mês, aproximadamente, em que dispôs de 7 investigadores; nesse tempo, foi possível organizar um setor de investigação. Um dos frutos foi colhido hoje. Isso prova que uma Polícia Civil minimamente estruturada, consegue realizar grandes feitos”, ponderou o delegado.

 PANÓPTICO

Explica o delegado Pedro Dini Neto, que Panóptico é a concepção arquitetônica de um presídio, elaborada pelo jurista inglês Jeremy Bentham para facilitar a vigilância dos detentos. “O emprego do termo foi uma metáfora do nosso proceder investigativo, eis que tudo se iniciou com o monitoramento de presos”.

No livro “Vigiar e Punir” do filósofo Michel Foucault explica-se - “daí o efeito mais importante do Panóptico: induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder”.

COLAPSO

A operação vem trazer mais problemas para a tumultuada rotina da Cadeia Pública de Ibaiti. Hiper lotada, o órgão público vem registrando constantes incidentes, tais como motins, depredações e tentativas e fugas.

Agora houve um acréscimo substancial da população carcerária, beirando o número de 160 presos, um recorde histórico, que certamente trará reflexos negativos na gestão carcerária. 

veja vídeo

Veja Também
FOTOS
 
 

 

 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2018 - Todos os Direitos Reservados