Clima em Ibaiti-PR
21ºC MAX   12ºC MIN
PRINCIPAL
POLÍTICA E COMPORTAMENTO
Ódio ou vandalismo? O que leva um indivíduo a depredar um Santuário
31.JANEIRO.2017

Um dos pontos turísticos do Norte Pioneiro vem sendo ameaçado por vândalos nos últimos dias. O Parque Estadual da Mina Velha mais uma vez sofreu com a depredação de marginais. Na última quinta-feira (26), a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi covardemente arrancada, quebrada, arrastada e jogada do alto da gruta onde havia sido colocada  para visitação do público.

O local havia sido transformado em um santuário para peregrinos fiéis da região que ao passear pelo parque poderiam fazer suas orações ao pé da Santa.

Alguns detalhes na depredação chamaram a atenção. A base onde ficava a santa foi quebrada. A imagem, que pesa cerca de 100 quilos, foi arrastada e arremessada barranco abaixo. O ato de vandalismo foi praticado por pelo menos quatro pessoas, e possivelmente no período noturno. Durante o dia um zelador vigia o local. A ação foi planejada.

A atitude espantou fiéis, moradores e autoridades. A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Ibaiti, Viviane Chueiri lamentou o ocorrido. Com lágrimas nos olhos, Viviane comentou a sua dor ao ver a cena de destruição. “Foi uma tristeza muito grande ver a maldade que fizeram no nosso parque. Ver a nossa fé estraçalhada daquele jeito me deixa muito triste”, disse.

“Fiquei com dor no coração quando vi nossa Santa quebrada. Tenho medo da maldade das pessoas”, comentou uma moradora próxima ao parque.

Homens do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura permaneceram no local por mais de três horas para resgatar a imagem caída no barranco.  Os funcionários tiveram que usar cordas para içar a imagem. Durante o trabalho, os operários tiveram de conter a emoção.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. O caso passa a ser investigado pelo delegado Pedro Dini Neto, chefe da 37ª DRP de Ibaiti.

Recentemente o parque passou por reformas. O acesso foi calçado e toda a área do parque revitalizada.  No último dia 9 de novembro de 2016 a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi colocada na gruta. O Santuário existe desde a década de 1960 quando a primeira imagem foi colocada no local pelos primeiros padres de Ibaiti. Esta imagem atual resgata a história do primeiro local sagrado de visitação turística e religiosa da cidade.

Quem tem ódio no coração nunca vai ser feliz porque carrega todo tipo de escuridão dentro de si. A pessoa que odeia mostra o mal nos olhos, no modo de falar e de agir. Esse sentimento destrói a vida de qualquer ser humano. “Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.” (PROVÉRBIOS 27 v. 19)

FOTOS
 
 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2017 - Todos os Direitos Reservados