Clima em Ibaiti-PR
28ºC MAX   16ºC MIN
PRINCIPAL
NOTÍCIAS

Cadeias do Norte Pioneiro registram duas fugas e duas tentativas em 15 dias
Da Redação com Luiz Guilherme Bannwart
10.JANEIRO.2018

A superlotação carcerária é um problema que atinge a maioria dos estados brasileiros, senão a totalidade. De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), as carceragens do Estado abrigam 9.737 detentos, mas contam com apenas 4.417 vagas, o que representa um déficit de 5.328. No Norte Pioneiro, em apenas 15 dias os organismos de segurança registraram duas fugas e uma tentativa nas cadeias da região. 

A última ocorrência foi registrada na madrugada de ontem (8) na Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, de onde fugiram três presos: Gabriel Marques da Silva, Marcelo Alves Saturnino e Huanderley Luiz dos Santos. Eles forçaram a grade de proteção do teto da cela em que estavam e ganharam as ruas pelo telhado da unidade. Na ficha criminal dos fugitivos, registros furto, roubo, estupro, tráfico de drogas e associação criminosa. A cadeia possui 50 vagas, mas atualmente mantêm 126 presos.

No dia 27 de dezembro, 16 detentos escaparam da Cadeia Pública de Ibaiti. Os presos aproveitaram o dia de visitas para abrir um buraco na parede de uma das celas, por onde ganharam as ruas durante à tarde. A unidade deveria custodiar no máximo 20 detentos, porém, 131 dividem as celas atualmente.

Na tarde de sábado (5), a ação rápida da polícia evitou uma possível fuga em massa na Cadeia Pública de Siqueira Campos. Investigadores da Polícia Civil desconfiaram da movimentação dos presos e pediram apoio à Polícia Militar para vistoriarem a unidade. Em uma das celas, os policiais encontraram um buraco escavado pelos detentos para a fuga. Vários celulares também foram apreendidos na carceragem, que possui 22 vagas, mas atualmente mantêm 62 presos sob custódia.

Na tarde desta terça-feira (09), mais uma tentativa de fuga ocorreu na cadeia de Ibaiti). Os policiais receberam a informação de que os detentos estavam escavando um túnel na galeria principal do presídio. 

Polícias militares da Rotam de Jacarezinho, Wenceslau Braz e Ibaiti foram acionados e realizaram um operação "bate grade" na unidade.

Os agentes encotraram um buraco dentro da galeria . Agentes do Depen, em revista no local, encontraram vários objetos entre eles estoques, celulares, carregadores, utensílios utilizados para fabricar cachaça e algumas porções de maconha.

A fuga registrada na madrugada desegunda-feira na cadeia de Santo Antônio da Platina ocorreu justamente dias após a operação bate-grade promovida na unidade por determinação do Ministério Público Estadual (MP-PR) em consequência de regalias aos presos, que no fim de dezembro utilizaram celulares para registrar uma confraternização com direito a churrasco promovido por eles dentro de uma das celas da carceragem, conforme imagens publicadas em redes sociais.

A ação resultou na apreensão de televisores, videogame, geladeira, celulares, carregadores, panela elétrica entre outros objetos cujas responsabilidades não foram esclarecidas até o momento pelo Departamento Penitenciário do Estado (Depen), que informou, apenas, a abertura de um processo administrativo para apurar as circunstâncias do fato.

 

 
 

 

 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2018 - Todos os Direitos Reservados