O portal de notícias do norte pioneiro Agricultores de São Jerônimo da Serra conhecem produção de orgânica em Curiúva
Clima em Ibaiti-PR
34ºC MAX   22ºC MIN
PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Agricultores de São Jerônimo da Serra conhecem produção de orgânica em Curiúva
por Redação InformePolicial com Assessoria
10.JUNHO.2018

Um grupo de produtores de São Jerônimo da Serra está buscando a profissionalização em horticultura. De olho nos mercados institucionais e também no mercado regional, os agricultores estão participando de um processo de capacitação em manejo agroecológico. Em maio eles visitaram uma unidade referência em produção orgânica em Curiúva para entender um pouco mais sobre o cultivo de hortaliças, sem insumos químicos. 

A unidade referência está localizada na propriedade de Heros Danilo Mainardes  que é acompanhado pelo extensionista Valdinei Garcia Fernandes, do Instituto Emater. O produtor adota o manejo de pragas e doenças, usa variedades resistentes, além de fazer adubação, tratos culturais e consórcio de plantas. Na propriedade os visitantes também viram  estufas de baixo custo, construídas para abrigar folhosas, o tomate italiano e o tomate grape. A propriedade está certificada há um ano e sua produção é vendida para Curitiba, São Paulo e em Curiúva, via Whatsapp. 

Para a agricultora Regiane Moura, a visita foi um estímulo a mais para iniciar sua produção orgânica. Ela destacou que foi importante para o grupo  foi entrar em contato com um sistema que está dando certo e que se aproxima da realidade tecnológica deles.  "É interessante também ver modelos de estufa simples e que podem ser feitos pelos próprios produtores", contou Regiane.

Segundo o extensionista Felipe Spagnuolo, de São Jerônimo da Serra, a visita foi importante para demonstrar um sistema de produção orgânico em funcionamento e já atrelado a vias de comercialização. Para ele, muitas vezes há o receio de produzir orgânicos devido a uma aparente dificuldade produtiva, além da comercialização incerta. "Porém, a visita foi idealizada para mostrar que existem técnicas para tornar os sistemas orgânicos altamente produtivos e diversificados no contexto da pequena propriedade, viabilizando a atividade", ressaltou Spagnuolo. A excursão foi patrocinada pelo PRORURAL e já está prevista uma próxima etapa da capacitação, sobre certificação de produtos orgânicos de origem vegetal.

FOTOS
 
 

 

 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2018 - Todos os Direitos Reservados