PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Ratinho Jr mantém estratégia de isolamento e anuncia 300 UTIs
Ana Ehlert/Bem Paraná
26.MARÇO.2020
(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

O governador Ratinho Junior reafirmou a estratégia de manter o isolamento social, ao contrário do que defendeu o presidente Jair Bolsonaro em seu último pronunciamento da noite de terça-feira, 24. Questionado sobre o posicionamento de Bolsonaro, Ratinho afirmou que não discute ideologia neste  momento, mas sim metodologia, discuto o que está dando certo, o que diz a comunidade cientifica para o combate da Covid 19. "Discuto a metodologia o que o mundo está fazendo que está dando certo, na Alemanha, na Europa neste momento", disse Ratinho nesta manha de quinta-feira, 26, durante uma entrevista concedida à imprensa nesta manhã em uma tenda montada na parte externo da sede do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Ele ressaltou que, embora as decisões devam ser tomadas dia a dia, com base nos dados sobre a Covid-19. 

"Teremos um reforço de mais 300 leitos de UTI em todo o estado, dentro desta estrutura regional e descentralizada do Estado", disse Ratinho Junior. Essa quantia irá se somar aos 3.600 leitos de UTI, distribuidos no Estado, entres ao Sistema Único de Saúde (SUS) e privadto uios. Sobre a infraestrutura hospitalar do estado, Ratinho Junior afirmou que desde que assumiu o governo, o secretário de Saúde, Beto Preto, presente a coletiva, iniciou um processo de descentralização do sistema em todo o estado, buscando, com isso ampliar, a rede de atendimento. Dentro desta política foram buscada parcerias com hospitais filantrópicos, com Santas Casas, para ampliar esse atendimento e evitando o deslocamento de quem precisa de atendimento. 

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, presente também a entrevista, afirmou que a infraestrutura hospitalar do estado está preparada para o enfrentamento dentro deste novo contexto. "O uso das praças de futebol poderão ser usadas, mas em uma terceira etapa", diz.  No momento, de acordo com o secretário, dentro do planejamento do Estado para o enfrentamento da doença, o Paraná estaria em um primeiro passo. 

Para tentar agilizar o diagnóstico da Covid-19, o secretário falou de um aplicativo lançado para que as pessoas, quando apresentarem qualquer sintoma possam entrar em contato com as autoridades sanitárias do Paraná.

Isolamento Social

Sobre o isolamento social, Beto Preto, afirmou uma previsão de 10 mil casos no Paraná. "Com o isolamento social iremos tentar controlar o pico de casos no Paraná", disse. "Por isso é muito importante que se mantenha esse isolamento social", disse. Ele ressaltou ainda que não serão apenas 15 dias, mas o necessário para controlar o pico de casos no Paraná.

Questionado sobre o tempo de duração do isolamento social, o governador ressaltou que embora algumas pessoas estejam se referindo a ele com quarentena, no estado não vive isso. "O que estamos vivendo, por oirientações científicas, é um período de isolamento social", disse. Sobre o fechamento de estabelecimentos comerciais, Ratinho Junior  explicou que a medida foi adotada naqueles setores em que havia maior risco devido a grande aglomeração de pessoas. Ele declarou ainda que o governo está monitorando os segmentos que são essenciais para manter o funcionamento da economia do Estado. 

Ratinho declarou ainda que o governo criou um fórum com os prefeitos do Estado para tentarem alinhar as medida necessárias ao isolamento social. 

Veja Também
(Foto: Reprodução)
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2020 - Todos os Direitos Reservados