O portal de notícias do norte pioneiro Pedidos de idosos em asilos do Norte Pioneiro comovem na internet
Clima em Ibaiti-PR
33ºC MAX   21ºC MIN
PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Pedidos de idosos em asilos do Norte Pioneiro comovem na internet
05.DEZEMBRO.2018

Dois asilos do Norte Pioneiro estão mexendo com corações de internautas de todo o Brasil. Os pedidos de presentes de Natal dos idosos, simples e singelos, resultaram em 18,5 mil curtidas no Facebook, 6,6 mil comentários, 580 compartilhamentos e presentes enviados de vários estados do País. 

Asilo São Vicente de Paulo/Divulgação

Entre os pedidos dos residentes do Asilo São Vicente de Paulo, em Ribeirão Claro, estão: "conhecer um lugar bonito com animaizinhos", "passear na praça", "doces de bar e cerveja", "sorvete de coco (palito)", "sagrado coração de Jesus", "passear e comer sanduíche", enquanto que "boneca que fala", "radinho de pilha", "bala de café", "sanfona", "decoração de cabelo" e até um "presente surpresa", estão na lista dos moradores do Lar São Vicente de Paulo, em Jacarezinho. Encabeçam o ranking dos mais pedidos os chinelos e vestidos floridos, favorito das senhoras. 

A assistente administrativo do asilo de Ribeirão Claro, Silvana Ziroldo Ferreira, conta que a campanha de Natal é uma tradição do estabelecimento. Após a publicação dos pedidos no Facebook, rapidamente foram apadrinhados os 36 idosos que lá residem. "Eles já ganharam muitos mimos dos moradores da cidade, como salgados, um almoço no restaurante, visitas com bolo de chocolate, frutas. Estão muito felizes. Agora estamos organizando o almoço de Natal", conta. A entrega dos presentes acontecerá oficialmente nos dias 15 e 20 de dezembro.

Asilo São Vicente de Paulo/Divulgação

 

Em Jacarezinho, a campanha "Doe Amor", também impulsionada pelo Facebook, teve a iniciativa dos alunos do 4º ano do curso de Fisioterapia da Uenp (Universidade Estadual Norte do Paraná), e foi rapidamente abraçada por todos os graduandos. "Fazemos estágio no asilo, frequentamos o estabelecimento algumas vezes por semana, e isso criou um vínculo, pois eles são muito carentes e bondosos. Queríamos dar uma alegria a eles no Natal", conta a estudante Raquel Moreira de Lima. A repercussão foi positiva, e dois dias após a publicação os 70 idosos já estavam apadrinhados. "Recebemos recados de interessados de todo o Brasil", fala. A entrega dos presentes acontecerá nesta sexta-feira (7). 

Asilo São Vicente de Paulo/Divulgação

Os pedidos ingênuos, segundo Silvana, mostram que os idosos dão menos importância aos bens materiais. "Eles prezam mais a atenção que damos a eles, conversas e carinho. Alguns foram abandonados pela família. Temos moradores que estão conosco há 40 anos, não possuem outros vínculos. Ano passado teve uma senhora que pediu um abraço e um beijo. São coisas que tocam o coração da gente. Nessa idade percebemos que o essencial da vida são as atitudes mais simples e singelas", diz. 

 
A estudante também teve esta impressão. "Eles são muito simples. Carinho é o que os deixa felizes". Ela conta que em seu cotidiano encontrou diversas histórias. "Há aqueles que realmente estão sozinhos, mas também existem idosos que recebem visitas de seus entes, e estão lá pois a família não possui condições financeiras de cuidar deles melhor. No asilo eles recebem boa alimentação, bom atendimento de saúde, cuidado integral", diz. 
 
Elas ressaltam que nos dois asilos frequentemente há refeições variadas, como sorvetes, bolos, e passeios com os idosos. Não há falta de alimentos, material de limpeza ou cuidados com a saúde dos moradores. "O que realmente precisamos são de voluntários que venham passar um tempo com eles, conversando, dando carinho, promovendo confraternizações e alegrias", diz Silvana.
 
Rubia Pimenta/Folha de Londrina
 
 

 

 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2018 - Todos os Direitos Reservados