PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Museu da História de Ibaiti já está aberto ao público; confira horário de visitas
Foi inaugurado no dia 20 de dezembro
Assessoria
11.FEVEREIRO.2020

Inaugurado no último dia 20 de dezembro, o Museu da História de Ibaiti - Mário Yamanouye já está aberto para a visitação do público. O horário de visitas é de segunda a sexta-feira das 08h30m às 11h e das 13h30m às 17h.

Localizado na Rua Rui Barbosa ao lado do posto regional do INSS, o Museu da História de Ibaiti oferece um passeio emocionante para o visitante. Na área externa, um jardim onde se pode contemplar a estátua “Dama da Justiça” do artista plástico Kalú Chueiri. A obra, por anos ficou na frente do fórum desembargador Hugo Simas e havia sido retirada durante a construção do novo prédio. Agora restaurada pelo artista está no jardim do museu que também abriga um busto com o rosto do fotógrafo Mário Yamanouye, também criado pelo artista especialmente para o museu, para homenagear a família.

A sala principal abriga acervos da história do município, como o sino e o relógio doados pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, semelhantes da antiga estação de trem que ficava onde hoje é o terminal rodoviário. A escrivaninha e a máquina de escrever de 1928 que pertenceu ao primeiro tabelião do município, Ananias Costa, também está em exposição no local. Um equipamento fotográfico, conhecido como máquina-caixote, ou lambe-lambe, das primeiras décadas do século passado, que pertenceu ao fotógrafo Mário Yamanouye é exibido no centro da sala. Os equipamentos do primeiro estúdio da antiga Rádio Novo Horizonte, fundada em 1977 também está em exposição assim como o primeiro aparelho de ultrassonografia da cidade que pertenceu à clínica do médico Dr. Pergentino de Mello Neto também pode ser contemplado pelo visitante.

Ao lado, na Salda do Esporte, o visitante pode conhecer a história do futebol do município através das fotografias expostas nas paredes em ordem cronológica. Vários troféus da época do antigo Patrimônio de Barra Bonita (década de 1940) doados pelo ex-prefeito Ary Moser completa a coletânea esportiva da sala.

O museu também possui uma página oficial no Facebook onde o visitante pode conhecer alguns dos acervos. O passeio virtual foi criado pensando nos ibaitienses que residem em outras localidades e que querem conhecer a história do município. 

Para acessar a página oficial basta clicar no endereço https://www.facebook.com/MuseudaHistóriadeIbaiti

O internauta pode ver os acervos através das fotos na página no Facebook ou passear por um vídeo que mostra o interior do museu.

O museu é mantido e dirigido pela Prefeitura de Ibaiti por meio do Departamento de Cultura. “O museu da História de Ibaiti é um espaço fascinante onde se descobre e se aprende muito sobre a história do nosso município. No museu se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da nossa identidade. Cada pessoa que visita o museu acaba por saber mais de si mesma e da nossa gente”, disse o prefeito Dr. Antonely Carvalho.

FOTOS
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2020 - Todos os Direitos Reservados